O setor de comunicação no país está aumentando rapidamente. Isso ocorre lado a lado com uma tecnologia que melhora cada vez mais, proporcionado impulso a esse constante crescimento na sinalização e comunicação visual. A área de comunicação visual está diretamente associada ao departamento de marketing das empresas, sendo uma ferramenta de promoção e divulgação essencial para a propagação de qualquer serviço ou produto. Então, em um mercado cada dia mais competitivo, conseguir se destacar dos concorrentes e elevar os resultados das vendas é muito importante. Nesse sentido, continue a leitura e conheça 7 tendências em sinalização e comunicação visual para o futuro!
- Painéis de tecido
O mercado está cada dia mais acirrado, a propaganda digital em crescimento e o aparecimento de novos concorrentes têm obrigado as organizações a procurar quais são as principais tendências de comunicação visual, isso a fim de conseguir se destacar no ramo de atuação e melhorar os resultados nos seus estabelecimentos. Logo, os painéis de tecidos têm se destacado nas decorações de diferentes negócios. Eles apresentam uma mistura de cores, tecidos, texturas e formas, podendo montar a decoração de qualquer lugar. Ao contrário dos painéis comuns, que são constituídos de lona, o benefício dos tecidos é que eles não mudam com o tempo, contribuindo para uma eficiente decoração. Geralmente, o tecido usado é o poliéster, um material que pode ser higienizado, que não adquire dobras permanentes e, além do mais, recebe impressões em ótima resolução. Uma possibilidade para valorizar ainda mais a decoração e deixar os painéis mais chamativos é a aplicação de iluminação com luz de LED, visto que proporciona maior impacto à mensagem que deseja passar, e a iluminação permanece mesmo com a luz do dia.
- Totens com mistura de materiais (MDF e tecido)
Os totens publicitários constituem umas das maiores e melhores tendências para realizar comunicação visual. Eles proporcionam uma solução sofisticada na publicidade, com uma estrutura básica e fácil de ser montada e de manter. Eles funcionam como um ponto fiscal chamativo para que os clientes consigam interagir e se envolver com sua empresa. Eles podem ocasionar excelentes resultados e você nem precisa realizar um investimento muito grande, visto que podem ser colocados em ambientes estratégicos e de destaque, tanto em locais externos quanto internos. É importante destacar que vários modelos proporcionam, até mesmo, a chance de carregar os smartphones, uma comodidade que sempre é bem-vista pelos clientes.
- Sustentabilidade
A decoração sustentável é uma das maiores e melhores tendências de comunicação visual. Com seleção de produtos conscientes e inteligentes é possível criar a decoração do seu estabelecimento sem precisar abandonar o charme, a funcionalidade e conforto e, além do mais, provoca menos impacto ao meio ambiente. Nesse contexto, é preciso salientar que o papelão é um dos itens mais recicláveis e versáteis, podendo ser aplicado em totens, painéis, vitrines, entre outras diversas estruturas. Ele é leve, apresenta excelente resistência e, além de tudo, é ótimo para realizar montagens e desmontagens. Então, é uma excelente opção para o empreendedor, pois ter um material que pode ser reutilizado permite transmitir uma imagem de preocupação a natureza. O alumínio também é um material reciclável muito versátil e umas das principais opções para a produção de comunicação visual. É uma escolha consciente que ajuda a montagem do local de venda com beleza e muita funcionalidade.
- Tecnologia
Acreditar na tecnologia como uma importante ferramenta de sinalização e comunicação visual engaja e melhora o atendimento ao consumidor. Por exemplo, os tablets ajudam os vendedores na explicação dos seus serviços e produtos e como eles podem ser utilizados, convencendo-os de adquirir. Outro importante benefício dessa ferramenta na comunicação visual é que ela pode ser facilmente integrada em qualquer decoração e provoca um impacto visual satisfatório para sua loja.
- Arte vetorial e digital
Existem alguns softwares no mercado para criação de suas artes. Com a ajuda desses programas, você poderá criar seus trabalhos com um acabamento profissional. Logo, são ferramentas muito utilizadas no desenvolvimento de sinalização corporativa e comercial para a criação de itens como:
placas;
outdoors;
sinalização interna;
fachadas;
totens;
entre outros.
Para trabalhar com tratamento e edição de imagens, os programas da Adobe, como Illustrator, Photoshop e InDesign, e o Corel Draw são muito utilizados pelos profissionais da área. Com eles, você obtém excelentes resultados. Seus recursos são variados, facilitando a criação de trabalhos de arte digital, diagramação, fotografia, sites e até efeito 3D na impressão das imagens. Então, são programas bem úteis para todas as tarefas gráficas de comunicação visual.
- Uso de cores retrô
Atualmente, os designers estão apostando nas tonalidades pastéis. Desse modo, a paleta de cores dos anos 80 e 90 está em alta nos mais diversos projetos, dando aquele toque de nostalgia à arte. Nesse panorama, a escolha das cores é muito importante no momento de realizar uma eficiente comunicação visual, já que elas são capazes de chamar a atenção dos clientes. Contudo, é preciso conhecer as inovações e as cores em alta para que consiga elaborar um projeto satisfatório e positivo em sua organização.
- Gradientes
O conhecido “flat design” vem se aperfeiçoando e sendo umas das tendências entre os grandes líderes de mercado. Os próximos anos prometem a utilização de muito degradê na comunicação visual. O efeito é bem bonito e sofisticado e é capaz de chamar a atenção de muitas pessoas. Dessa forma, é uma ótima estratégia para ser usada na comunicação visual. Portanto, é preciso ficar atento às principais tendências de sinalização e comunicação visual presentes no mercado para conseguir destacar sua empresa. Assim, o empreendedor conseguirá potencializar o marketing e alcançará um número expressivo de novos clientes.
Fonte: Febratex